Pular para o conteúdo

Justiça suspende licitação do transporte coletivo de Curitiba

Ação foi movida pelas empresas com contratos vigentes, que alegam prejuízos. Prefeitura vai recorrer

Justiça suspende licitação do transporte coletivo de Curitiba
Publicação do edital estava previstas para terça-feira (30) / Foto: Daniel Castellano/SMCS
Publicado:

O desembargador Leonel Cunha, do 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), concedeu liminar para suspender a licitação do transporte coletivo de Curitiba. A ação foi movida pelo Sindicato das Empresas de Transporte Público de Curitiba (Setransp), que reúne as empresas com contrato vigente. A previsão da Urbes era publicar o edital de concorrência na próxima terça-feira (30).

O Setransp solicitou a continuidade de estudos técnicos para apurar se a Prefeitura ainda deve às empresas. De acordo com o sindicato, na primeira etapa dos estudos foi identificado um passivo de R$ 600 milhões. Na decisão, o desembargador Leonel Cunha afirmou que há risco de "irreversibilidade dos prejuízos a serem suportados pelas concessionárias”

A atual concessão do transporte coletivo de Curitiba foi prorrogada por até dois anos em agosto do ano passado (o prazo de 15 anos e terminou em setembro de 2025). A Prefeitura se comprometeu a manter a tarifa em R$ 6 até o fim dos contratos e a contratação das novas concessionárias.

Em nota, a Prefeitura e a Urbs afirmaram que respeitam a decisão, mas irão recorrer. Segue a nota:

“A Prefeitura de Curitiba e a URBS respeitam a decisão judicial, mas irão recorrer da liminar por entender que o processo da nova concessão do transporte coletivo foi construído com ampla participação popular, suporte técnico do BNDES, acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado e estudos conduzidos ao longo dos últimos anos.

A nova concessão é importante para melhorar a vida de quem depende do ônibus todos os dias. O projeto prevê frota renovada, mais ônibus elétricos, ar-condicionado nos veículos, integração temporal, mais conforto para os passageiros, melhor controle da qualidade do serviço e uma rede mais eficiente para a população. O objetivo da Prefeitura é garantir um transporte coletivo mais moderno, confortável e confiável para quem usa o sistema diariamente."

José Marcos Lopes

José Marcos Lopes

Jornalista formado pela UFPR.

Todos os artigos

Gostou desta reportagem?

Considere pagar um café para José Marcos Lopes e apoiar o jornalismo independente do Plural. Aponte a câmera do seu banco para o QR Code ou faça um Pix de qualquer valor para a chave abaixo.

32885173000120

Mais em Curitiba

Ver todos

Mais de José Marcos Lopes

Ver todos

De nossos parceiros