A Receita Federal tornou obrigatória, a partir desta segunda-feira (22), a utilização da Rodovia Perimetral Leste por caminhões que transportam cargas de importação e exportação pela Ponte Tancredo Neves, na fronteira entre Brasil e Argentina.
A medida passa a valer para todos os veículos de carga que ingressem ou saiam do território nacional pelo posto aduaneiro de Foz do Iguaçu, incluindo operações com origem ou destino na Argentina, no Chile e em outros países atendidos pelo corredor fronteiriço.
A decisão foi tomada após testes realizados pela Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a concessionária EPR Iguaçu.
Segundo a Receita Federal, 4.855 caminhões deixaram de circular pelo perímetro urbano durante o período de testes. Desse total, 1.257 transportavam cargas de exportação e 3.598 atuavam em operações de importação. O fluxo foi retirado principalmente das avenidas Paraná e das Cataratas.
De acordo com a Receita, com base nas informações dos órgãos de fiscalização envolvidos na operação, não foram registrados acidentes durante o período de testes.
Nova rota aduaneira
Com 14,7 quilômetros de extensão, a Perimetral Leste conecta a BR-277 aos acessos da Ponte Tancredo Neves e da Ponte da Integração Brasil–Paraguai.
A utilização da rodovia para o transporte internacional de cargas começou a ser implementada em maio deste ano. Os resultados obtidos durante os testes embasaram a publicação da portaria que tornou a rota obrigatória.
Segundo a Receita Federal, o descumprimento da rota obrigatória configura infração à legislação aduaneira.
As penalidades previstas incluem multa, impedimento do prosseguimento da operação de transporte e outras sanções administrativas. Em casos mais graves, a punição pode chegar ao perdimento do veículo utilizado na operação.
Segurança viária
A obrigatoriedade da rota entra em vigor pouco mais de seis meses após a inauguração da Perimetral Leste, realizada em dezembro de 2025.
Antes da abertura ao tráfego, PRF e DNIT apresentaram restrições técnicas à entrada imediata da rodovia em operação. Apesar dos apontamentos, a via foi liberada ao trânsito.
Em abril deste ano, a Perimetral Leste registrou sua primeira vítima fatal. Kauã Samuel Eugênio Padilha, de 14 anos, morreu após ser atropelado por uma viatura da Receita Federal no km 12,7 da rodovia, na região do Porto Meira, enquanto seguia de bicicleta para a escola.
Após o acidente, a PRF informou ter identificado travessias frequentes de pedestres e crianças em trechos da via e anunciou a solicitação de medidas complementares de sinalização e segurança.
Dados da corporação mostram que, entre janeiro e abril, a Perimetral Leste registrou 24 acidentes, com 37 feridos e uma morte.